quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Jovens na Pobreza

São cada vez mais os estudos e os relatórios que apontam para o crescimento da pobreza em Portugal. Mais, referem novos tipos de pobreza e novos grupos vulneráveis à pobreza. E de entre esses grupos destacam-se os jovens, quer estudantes universitários, quer jovens em busca do primeiro emprego.

E face a esta situação nada vemos ser feito, como se nada se pudesse fazer. É importante uma nova política fiscal que promova a criação de emprego, é importante uma nova política para o Ensino Superior que garanta verdadeiramente igualdade de oportunidades (só assim se pode aferir o mérito).

Ao invés disso temos um sistema de Ensino Superior cada vez mais restritivo, onde os estudantes são forçados a endividar-se antes de começarem o curso (e sem qualquer perspectiva de emprego à saída) e cada vez mais desajustado à realidade do mercado de trabalho.
Temos um sistema fiscal burocrático e pesado que não só não promove a criação de emprego, como a penaliza.
O país precisa de uma Visão de Futuro e de Acção Competente. Infelizmente não há nos governantes nem uma coisa nem a outra. E quem paga somos todos nós.

A pobreza que grassa no país tem solução. Só falta que quem governa a solucione.

0 comentários: