terça-feira, 7 de julho de 2009
Decidir o Futuro!

Nos próximos meses será decidido o Futuro do País para os anos que aí vêm. E essas decisões passam por todos nós, enquanto cidadãos e eleitores, durantes as eleições Legislativas e Autárquicas.
No caso particular das Autárquicas é fundamental que saibamos mudar o rumo. Em pleno séc. XXI ainda temos as Autarquias a serem geridas como eram nos anos 70/80 do século passado. Pior, as pessoas que gerem as nossas Autarquias são as mesmas que o faziam nessa época.
Hoje o papel das Autarquias deve ir além do saneamento ou da gestão do espaço público (que em muitas Autarquias ainda deixa a desejar). Para que o Municipalismo funcione é necessário que haja uma maior descentralização de competências do Estado Central para as Câmaras Municipais e para as Juntas de Freguesia. Mas é também necessário que as Autarquias estejam preparadas para esse novo desafio, tendo à sua frente gente capaz e com visão de futuro. A Gestão das Autarquias tem de ser mais transparente e responsável, para não hipotecar o Futuro em nome de mais uns votos.
Mais, é necessário acabar com o espectro do caciquismo e criar condições para um voto mais livre, mais reflectido e mais responsável, em que mais do que votar por votar, ou votar em quem alguém influenciou para votar, se vote em quem se acredita!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário